Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

domingo, 8 de agosto de 2010

"Parece invenção a influência da Ficção Científica"





"Eis o motivo do gênero estar em voga atualmente: vivemos num século cujas principais inovações científicas foram imaginadas por artistas. Sim - vivemos em um mundo de ficção científica. E parece que não há nada mais para ser inventado ou imaginado."

Trecho da coluna de Alexandre Matias, com o título desta postagem, no Caderno 2 de 08 de agosto no Estadão. Menciona o filme "A Origem" de Christopher Nolan. Eu não assisti à "película" (ainda é película?), mas o pouco que li a respeito me remeteu ao anime "Paprika", indicado ao Leão de Ouro de Veneza de 2006 (!), de Satoshi Kon (o mesmo diretor de Tokio Godfathers) e baseado no romance de Yasutaka Tsutsui.

Leia o trecho de uma resenha que encontrei AQUI:

"Contar a estória do filme é tarefa um pouco complicada. Um instituto psiquiátrico está desenvolvendo um aparelho chamado DC Mini que permite que se assista aos sonhos do paciente, uma grande promessa para o desenvolvimento de novos tratamentos. Como é de se esperar, alguns aparelhos somem antes que sua versão final seja aprovada gerando desespero da residente Dra. Atsuko Chiba, seu colega inventor Kosahu Tokita e o chefe Dr. Torataro Shima. Acrescenta-se ao time o detetive Tokimi Konakawa.

Tentar entender todas as idas e vindas dessa jornada em busca dos aparelhos desaparecidos seria pretensão depois que nos deparamos com a parada de “todas as coisas que existem”. Se nos deixarmos adentrar essa seqüência, o ponto alto do filme, podemos nos perder para todo o sempre. Darumas, bonecas russas, a estátua da Liberdade e um portal xintoísta se misturam sem hierarquia numa procissão que toma conta da cidade numa cadência que arrepia. A música animada-psicótica foi criada por Susumu Hirasawa."

Mais gente notou esta semelhança AQUI.

Outros, entretanto, acusam o filme de ter se inspirado no Tio Patinhas, conforme vemos AQUI.

De todo modo, Paprika é um grande anime. Quem curtir, assista.

* * * * * *

Certamente, devido ao horário desta postagem, será quase impossível alguém assistir... Mas hoje (dia 08 de agosto), às 21:30, Nelson de Oliveira, o organizador das antologias do Projeto Portal dará um entrevista no Entrelinhas da TV Cultura... Mas devem disponibilizar na rede... (Desculpem, esqueci de postar antes)

* * * * *


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D