Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sábado, 18 de junho de 2011

Virando as costas








Eu, particularmente, era da opinião que, em Portugal, o mercado de Ficção Científica fosse mais "sedimentado" que o daqui, do Brasil... Principalmente, em virtude do grande volume de coisas boas e interessantes publicadas por lá (e do qual sabemos de longe, via Internet ou quando esbarramos em livros legais numa livraria de grande porte).

Entretanto, se formos levar em consideração algumas postagens do escritor João Seixas, parece que as coisas não são bem assim... NESTA POSTAGEM (do ano de 2010), ele elenca dez possíveis motivos pelos quais "os leitores portugueses viraram as costas à (literatura de) FC?"




(Imagem: uma colagem que fiz - sem muito cuidado - com capas da Colecção Argonauta, encontradas no google e neste álbum do FLICKR)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D