Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Director´s Cut





Uma tradução/adaptação tosca para esta postagem do Coilhouse

"Por décadas, este foi um dos maiores "o-que-poderia-ter-sido" dos filmes de ficção científica: Duna de Alejandro Jodorowsky.

Em 1975, um tempo - inimaginável hoje em dia - em que produtores de cinema bancavam montantes absurdos de dinheiro para diretores visionários, Alejandro Jodorowsky assinou um contrato para dirigir o filme baseado no livro Duna de Frank Herbert. A equipe e o elenco seriam repartidos entre membros da realeza da alta cultura da época (Salvador Dali, Mick Jagger, Orson Welles) e outros que ainda se tornariam (H.R.Giger, Moebius).

Bom, a coisa não deu certo. No final, quem acabou dirigindo o filme foi David Lynch (de Veludo Azul, Cidade dos Sonhos, etc) e o filme foi um fiasco.

Mas um novo documentário, dirigido por Frank Pavich, pretende contar o que aconteceu com a produção de Jodorowsky. Apenas recentemente, Jodorowsky começou a dar pistas do que realmente teria acontecido, a história sob seu ponto de vista. Mas espera-se que Pavich aprofunde-se mais nesta história e traga mais detalhes de como poderia ter sido este filme (Convém lembrar que, independente de ter sido produzido ou não, o filme de Jodorowsky tinha tanto potencial para ser uma maravilha, quanto uma"bomba")"





(O título desta postagem "Director´s Cut" remete ao conto de Fabio Fernandes em Portal Neuromancer.)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D