Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um Futuro sem Sonhos





O estudante de jornalismo André Biernath postou uma resenha sobre Portal Fahrenheit em seu blog.

TRECHO:


"No sexto e último capítulo dessa série, o Portal Fahrenheit, organizado pelo escritor Nelson de Oliveira, a imaginação dos autores voa longe: temos histórias sobre dinossauros que viviam no subterrâneo do Planeta Terra, viagens intergaláticas e até invasões alienígenas destruidoras. A temática que mais se faz presente em quase todos os textos é a questão do sonho. Será que no futuro nos será concedido o direito de sonhar?

Outro ponto comum entre todos os textos é o cenário, sempre uma situação pior do que nos encontramos atualmente. Se os autores decidissem o que nos espera daqui meia década, nossos filhos e netos teriam um futuro desafiador, onde o grande prêmio será sair das situações com vida.

Dentre os contos, destaca-se Réquiem, do tradutor e preparador de idiomas Petê Rissatti, cuja principal temática é justamente o direito de sonhar. A metáfora presente no texto dá à palavra “sonho” as duas definições possíveis: tanto o conjunto de imagens e pensamentos que se apresentam à mente quando dormimos quanto à utopia, a ideia ou o ideal defendidos com paixão. De acordo com Rissatti em seu ótimo texto, no futuro os dois nos serão privados. Será que conseguimos viver num mundo sem sonho, onde a única coisa que importa é o presente, o aqui e o agora?"

Leia tudo AQUI. Obrigado André!



(Imagens do livro Travelers of Space, por Edd Cartier (1914-2008), ilustrador dos anos 50. Via io9, Furahan Planet e Golden Age Comic Book Stories)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D