Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

domingo, 6 de março de 2011

A Origem





"A Origem" em real-time (Via Bad Behaviour)

Preciso admitir que gostei de "A Origem", mais do que eu esperava... Não me parece que houve contágio entre Paprika e a Origem, conforme eu havia mencionado antes de assistir, apesar de algumas similaridades. São filmes bem diferentes.

Paprika é um filme mais "humano". Emociona. Funciona em mais níveis, eu diria.

A "arquitetura" de "A Origem" faz mais sentido, é bastante coerente apesar de tratar de sonhos...

Como apontou Sérgio Alpendre, na crítica da Folha para o DVD, "A Origem" é um filme simples com aparência de complexo. Basta prestar atenção, está tudo escrito, descrito nas palavras dos personagens. Na realidade, é bem pouco onírico; apesar do visual impressionante, é muito menos instigante que alguns filmes de Buñuel. Se você parar para pensar, a única coisa que fica para se "resolver" é o final. O filme fala mais de "despertar" do que do "sonhar".

O grande tema de Nolan é a ilusão... como demonstram seus filmes Memento e O Grande Truque.

Talvez por isto mesmo, apesar de visualmente impressionantes, as sequências oníricas de "A Origem" sejam "pesadas", concretas demais. Dobrar cidades é uma coisa, mas uma parada com "caixas de correio e geladeiras" é muito mais fantástica... Não?

Comparem com este cena inesquecível de Paprika, na qual a loucura se insere literalmente do nada e dá lugar a um diálogo quase que completamente "cadavre exquis", coisa que não existe em nenhum momento em "A Origem". Abaixo o diálogo que extraí das legendas:

Chefe (pensativo): Os ladrões nem sempre estão errados.

Presidente : Paprika. Soube de uma mulher que está usando o DCMini (Dream Controller) em tratamentos psiquiáticos não autorizados.

Dra. Chiba (nervosa) : São boatos sem fundamento, Presidente. E-eu não me preocuparia com isto...

Chefe :A disciplina pede uma busca no DCMini e não ao biquini de Paprika. Isto é que é felicidade.

Os demais presentes na sala ficam em silêncio sem entender. Até que o Presidente decide perguntar : ...Disciplina...?

Chefe (Sem se interromper, cada vez mais descontrolado): Isto é o que a disciplina traz: as cinco cortesãs dançando ao som das flautas a dos tambores do sapo. O redemoinho de papel reciclado é lindo de se ver. Era como computação gráfica dentro da minha cabeça... e eu gostei! Não aguento de parfait em techinicolor e aqueles pequenos burgueses esnobes. Minha posição é conhecida por todo mundo da Oceania. Agora é a hora de voltar ao grande céu azul. O confete vai dançar na porta do santuário. A caixa do correio e a geladeira liderarão a parada. Quem se preocupa com datas de validade não se importarão com o trem da glória. Tudo que precisam saber é da bile do governo do triângulo. O festival foi organizado pela classe de 3º grau com câmara digital. Vocês veem? AVANTE! UNAM-SE A NÓS! EU SOU O ÚLTIMO GRANDE GOVERNADOR. BRILHO! BRILHO! DEIXEM-ME ENTRAR.

Ainda assim, "A Origem" vale a pena. Abaixo o mapa de Nolan para a construção do roteiro. (Via HighDefinite)






* * *

Como que para tripudiar o que eu disse acima, hoje eu tive um dos meus sonhos mais reais, mais concretos. Eu estava em Tóquio e percorria a cidade em um ônibus metropolitano comum. Vi a cidade coberta de neve, passei por uma ponte (a Marginal Pinheiros?) e vi os carros parados em um engarrafamento. Era um sonho com muitas pessoas e notei, um pouco inquieto, que não havia orientais no Japão. (Brontops)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D