Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Druillet



(O texto original - mutatis mutandis - é do Sérgio Codespoti, para o Universo HQ)

"A trilogia Salammbô, de Philippe Druillet, foi relançada na França num encadernado que reunirá os três volumes originais da série.

Originalmente lançada em 1980, nas páginas da Métal Hurlant e posteriormente na revista Pilote, a série é composta pelos livros Salammbô, de 1980; Carthage, de 1982; e Mathô, de 1986. Salammbô é uma livre adaptação da obra de mesmo nome, de Gustave Flaubert.

A história de Flaubert se passa no século 3 a.C., durante as Guerras Púnicas, quando os mercenários a serviço de Cartago se revoltam contra seus empregadores. Os chefes bárbaros Mathô e Narr'Havas se apaixonam por Salammbô, a filha do sufete (supremo magistrado) de Cartago. O triângulo amoroso será o estopim de um confronto.

Em Salammbô, Druillet faz da Cartago de Flaubert a capital de um planeta num conflito cósmico. Mathô é transformado em Lone Sloane, o personagem cult de Druillet, que surgiu em 1966 e ganhou destaque na década de 1970."

* * *

AQUI, encontrei a primeira parte de uma entrevista com Druillet. Em português, na revista eletrônica SOMA


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D