Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Máquinas do Tempo




Não foi difícil achar músicas que falem de máquinas do tempo... A maioria lamenta sua inexistência. Em outros termos, pena que não existe a Máquina do Tempo para que possamos fazer cagadas à vontade. Em todo caso, seguem duas abaixo e mais uma gringa no final que não conheço, mas achei interessante a menção à "física quântica"e "wormholes".

Simbora meu irmão, direto pro seu coração!

* * *

Máquina do tempo
Limão com Mel

Máquina do tempo trás de volta quem eu tanto amei
Máquina do tempo minha vida é chorar

Sozinho a noite no meu quarto num dia de sábado pensando em nós
Sou eu aqui desconsolado no quarto fechado ouço a tua voz
Como eu queria que o tempo voltasse pra provar o quanto eu amo você
Pra provar o quanto eu amo você
Lembro daquele sábado o que agente fez
Saimos como dois bobos
No primeiro mês a gente se entregou um pro outro
Fizemos amor
Tudo sem pensar
Louco pra se amar
A lua foi testemunha do nosso prazer
E as estrelas e o céu foram cumplices até o amanhecer
E agora me encontro aos prantos minhas lágrimas caem
Minha alma reclama por ti
quer te ver, te ver

Refrão

Máquina do tempo trás de volta quem eu tanto amei
Máquina do tempo minha vida é chorar
Máquina do tempo trás de volta meus tempos de rei
Quando a minha rainha voltar
pode o tudo parar
pode o mundo acabar

Máquina do tempo trás de volta quem eu tanto amei
Máquina do tempo minha vida é chorar
Máquina do tempo trás de volta meus tempos de rei
Quando a minha rainha voltar
pode tudo parar pode o mundo acabar
eu morrerei Feliz


Máquina do Tempo

(Fernando e Sorocaba)

A chuva cai, você se vai.
lágrimas ao vento, não posso mais.
Conto de fadas, história sem final
Pedaço do céu, atração fatal!

Nem mil palavras farão que você volte atrás
Sofro, choro, sangro, ah eu não tenho paz!
Se eu te magoei, eu errei
Um passado sem perdão deixa marcas no coração!

Ahhhh... Ah se eu pudesse voltar atrás
Na máquina do tempo!
Ahhhh... Ah se eu pudesse voltar atrás
Na máquina do tempo, amor!

Amor selvagem, doce inspiração.
Ela foi meu céu, ela foi meu chão.
Ninguém consegue tocar tão profundo sentimento,
Lembranças vêm e ficam cravadas em meu peito.
O meu futuro é vazio, pois meus planos tem você,
Nem mil anos farão eu te esquecer!

Ahhhh... Ah se eu pudesse voltar atrás
Na máquina do tempo!
Ahhhh... Ah se eu pudesse voltar atrás
Na máquina do tempo!

Muitos anos precisei pra entender
Que eu nasci só pra amar você!
Ahhhh... (Ah se eu pudesse...)
Ahhhh... Ah se eu pudesse voltar atrás
Na máquina do tempo, amor!


How to build a Time Machine
Darren Hayes (ex-vocalista do Savage Garden)


If I have understood correctly
Velocity equals the distance traveled
Divided by time
I've read every word ever printed
On quantum physics
And now it is time to try
I read your book, I found your note
I dusted this thing off and turned on
The key
The rumbling mountains
The buzzing incredible gadgets
The hissing electricity
And now the moment has come
I'm traveling back in time

They're right down the hall
I've started the countdown
They want me to stop
But I don't think so
I'm ready to go

Let's get the drop down
Beyond the paradoxical
All the lights are dazzling
Pass the planes, and trains, and satellites
And navigation
Pass the time I spent today
Through the nearest wormhole
In a stunning ball
Of white light
That explodes and lands on you


And you're five
Always running away
But I was dying to kiss you
And I
I don't want to cry
I don't want to see
Where the moving van takes you
So I travel on
Beyond the stars
At one hundred and eighty-six thousand miles per second
I can fly forward a few years
To 1979
I caught a glimpse of the sky

They're coming down the road
They're coming to get me
I never should have come
I hide the time machine
I'm running down the hall
I think I'm in my old house

Pass the place where I grew up
Lake Road
Pass the swimming pool and neighborhood park
And pastor griffon's house
Out the back and down the road
To the place I got beat up...


(e etc)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D