Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Grande Farsa do Forno de Micro-ondas, por Quase-Físico




(Microondas ficou Micro-ondas: é a tal nova ortografia)

" Novamente, me sinto na obrigação de desmistificar certos conceitos e ideias por ai difundidas, que não tem nenhum compromisso com a realidade e principalmente com a Física (É, as vezes a realidade não se ajusta muito bem a Física, mas estamos trabalhando nisso. Quem sabe num futuro próximo consertamos a realidade de vez). Pois bem, o forno de microondas é um dos dispositivos modernos imersos em vários desses mitos! E meu objetivo aqui… como já perceberam, é de esclarecer toda e qualquer dúvida em relação ao funcionamento dessa maravilha moderna. Vamos lá!

Supostamente inventado por acidente, na década de 40, quando Percy Spencer passava por uma ala de acesso restrito na empresa que trabalhava – lugar onde cães eram irradiados com todo tipo de porcaria a fim de torná-los anti-alérgicos por indução de mutações aleatórias – onde percebeu que as barras de chocolate que trazia consigo[1], derreteram! Mas isso é apenas o começo da farsa!

Supostamente, o microondas funciona da seguinte forma: Uma peça chamada “magnetron”[2], composta por um “ânodo” e um “cátodo” formando “cavidades ressonantes” envolta por “imãs” é exposta a um “campo elétrico” que faz com que “elétrons” liberados pelo “cátodo” entrem nessa “cavidade ressonante” produzindo “ondas eletromagnéticas” devido a “vibração” desses “elétrons” – Ah, sim! Tomei a liberdade de colocar entre aspas todos os conceitos absurdos e que não tem a menor ligação com a realidade física – geram “ondas eletromagnéticas” que atuam sobre “moléculas de água”, açúcares e gordura, fazendo-as girar, na tentativa de se alinhar ao “campo elétrico” das “microondas” geradas por esse processo, e assim os alimentos ficam aquecidos.

E é assim! Colocam essa coisa numa caixa e vendem! Simples assim! Estão te enganandooooo!! Enganandoooo!!! Claro, se trata de uma mentira muito bem elaborada, convenhamos.
Mas, ok… como eles realmente funcionam?

Vamos pensar um pouco. Vamos imaginar que você está na sua casa e que sua/seu namorada(o) vem jantar. Você, um grande puto mentiroso, disse a ela(e) que faria uma lasanha com todo amor e carinho, mas… vai é fazer uma lasanha de microondas! Você coloca a lasanha nesse suposto “forno de microondas” e depois de mexer num painel complexo, cheio de luzes puramente alegóricas, liga a máquina. Imediatamente uma luz, em seu interior, se liga… iluminando sua deliciosa lasanha e mais que imediatamente depois disso, sua lasanha começa a girar!! É! Girar! Como se não bastasse a luz, que visa apenas… expor as formas e estruturas suculentas de sua lasanha, ela também gira… Gira vagarosamente, de forma quase que sensual para seu paladar. E enquanto você observa essa cena e/ou vai tentar ocupar sua mente… que agora só pensa em lasanha… lasanha… lasanha…. Ela vai esquentando e depois de alguns minutos está pronta para servir.

Notaram alguma coisa? Bem, acredito que os leitores mais inteirados aos assuntos de Física Moderna já sacaram o que realmente ocorre! (Leitores esses, acostumados às grandes produções destinadas a difusão de conhecimentos Físicos-Quantumesotéricos como “O Segredo” e “Quem somos nós?”)

O que acontece de verdade é o seguinte: Nós, criaturas cheias de luz, vida e amor, ainda não conseguimos nos libertar de certos desejos primitivos, por diversos motivos que não consigo bolar palavras bonitas para explicar, mas esses desejos primitivos ficam acumulados em nossa Glândula Pineal, que ao ser estimulada por imagens e sensações quânticas inferiores e mundanas, libera toda sua energia telúrica e vibracional que se concentra no objeto de desejo, que esquenta, ou seja, somos nós que aquecemos os alimentos.
Há! Agora faz sentido! Bem mais próximo da realidade, não?

Acreditem, muuuita gente confia naquela primeira explicação, cheia de conceitos misteriosos e obscuros que não fazem o menor sentido. Então, fica aqui minha dica/apelo… não se deixem levar pela ignorância pregada pelas midias. Sempre fiquem atendos às baboseiras pseudo-científicas de “elétrons”, “cavidades ressonantes” e etc que circulam por ai! Seja uma pessoa questionadora! Pesquise, pergunte e sempre busque a verdade.

=/

PS: Se você é um cético, pode fazer um experimento simples em casa, que comprova de forma inquestionável esse fato. Pegue uma lasanha, coloque no forno de microondas, ligue e o observe por alguns instantes e logo em seguida se afaste a aproximadamente 10km de distância do forno. Isso faz com que a energia dissipada por sua Glândula Pineal não consiga atingir o alimento, quando você voltar dessa caminhada de 10km, com certeza o alimento estará frio! Comprovando a teoria.
Caso você encontre no lugar de seu forno de microondas algo como isso:


Procure imediatamente um especialista, pois tem muita energia ruim a sua volta… mal-olhado stuff.

Notas do Autor:

[1] Eram 3 barras de chocolate ao leite, 1 crocante, 2 muffins e 1 um ovo de páscoa próximo de expirar o prazo de validade.
[2] Não é um decepticon.

"




O Efeito Azáron é um blog de humor científico mantido por um cara que se chama "Quase-Físico". Esta postagem é de 06 de outubro de 2009.

A imagem achei em Damn.I.Am e leva a uma notícia bizarra sobre um robô programado para amar. Clique nela para chegar lá.


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D