Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Brasileiros lá fora




Autores brasileiros de Fantasia e Ficção Científica publicando no exterior.

Veja em artigos de Roberto de Sousa Causo no Terra Magazine

Aqui: Ficção Científica Brasileira no Exterior (outubro de 2006)

Trecho: "Temos insistindo neste espaço na idéia de que a ficção científica e a fantasia brasileiras existem já há algum tempo (150 anos ou mais). E não apenas no Brasil - leitores de outras partes do mundo também estão tendo a chance de descobrir mais sobre a nossa ficção científica e fantasia.

E não é de hoje. Esfinge (1906), fantasia contemporânea de Coelho Netto sobre a cabeça de uma mulher implantada após um acidente no corpo de um homem - seu irmão -, já aparecia publicado em Portugal no início do século 20. A República 3000 ou A Filha do Inca (1930), de Menotti Del Picchia, foi publicado na França em 1950 pela editora Albin Michel."

Depois Aqui: Entre os Melhores (outubro de 2006)

Trecho:"O conto "Maria de Jesus", de Cláudia Barbosa Nogueira, foi encontrado em uma das chamadas "little magazines" (revistas de pequena circulação, destinadas a círculos intelectuais e acadêmicos), The Colorado Review. Explica-se pelo contato que a autora teria com esses círculos a partir da University of Maryland, onde fazia parte do programa de doutorado, quando a história foi publicada. A introdução ao conto, por Windling, informa que outros escritos de Cláudia Nogueira apareceram também no The Southern Quarterly e no The Berkeley Poetry Review. As little magazines, apesar de qualquer sugestão pejorativa que o termo possa lhes dar, são importantes para o ambiente literário norte-americano. Alguns exemplos do passado, como o famoso The Partisan Review, foram veículos de grande relevância intelectual, e autores de peso como Raymond Carver primeiro chamaram atenção crítica nas páginas de little magazines.

Windling também informa que "Muito do trabalho da autora explora questões de imigração, desajuste, e identificação nacional e regional". Isso coloca Cláudia Nogueira dentro do foco de atenção da crítica norte-americana, ao dar aos seus textos um caráter pós-colonial e investigativo de identidades étnicas e nacionais. A leitura do conto logo mostra que há outros elementos que o transformam numa leitura interessante para o público norte-americano bem-informado. "

E finalmente o artigo mais recente AQUI: Brasileiros em inglês


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D