Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

domingo, 8 de maio de 2011

Big Brother Mental




(De Siba e Ronaldo Corrêa. VIA IMPOSTOR)

Desde que aprendi a ler
que me tornei curioso
inquieto e buliçoso
tudo eu queria saber
procurei tanto aprender
que findei desaprendendo
por mais que eu viva querendo
não acho a sabedoria
e o pouco que eu sabia
agora estou me esquecendo

aprendi a letra a
pensando na letra z
e no final do abc
misturei o bê-à-bá
fiquei pra lá e pra cá
e a confusão me devora
me atrapalho a toda hora
pergunto a todo momento
será que meu pensamento
vem de mim mesmo ou de fora?

num museu abandonado
minha memória se esconde
guardando não sei onde
tudo o que eu fiz no passado
e o meu cérebro lotado
de TV e de internet
está clicando delete
para apagar os arquivos
que guardam os quadros mais vivos
do meu tempo de pivete

a lembrança está miúda
e a razão se atrapalha
meu cérebro se embaralha
não encontrei quem me acuda
podendo eu pedia ajuda
pra algum médico do sudeste
que façam pesquisa ou teste
em macaco ou mamulengo
instalem um chip em meu quengo
pra ver se eu penso o que preste

pra eu pensar mais aprumado
quero um computador
com um bom processador
na minha testa instalado
e um modem parafusado
na coluna vertebral
no espaço virtual
vou botar tudo o que eu penso
quem sabe um dia inda venço
um big brother mental


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D