Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.
Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Anotações sobre uma mitologia para o novo milênio
"Todo mundo é a favor do avanço tecnológico, do progresso, do futuro - da boca para fora. A maioria dos que batem palmas para o avanço propõem que as coisas mudem para que permaneçam como estão. A revista semanal excitada com engenhocas quer que as coisas permaneçam como estão. O político que discursa sobre a necessidade de investimento em inovação quer que as coisas permaneçam como estão. As empresas que pregam a sustentabilidade querem que as coisas permaneçam como estão. Por quê? Porque o verdadeiro amanhã é impenetrável e muito diferente do hoje e, portanto, assustador. Esta certeza é um veio fundamental da cultura global. Medo da morte, que vem certa, e do que vem depois dela, se é que vem. O terror do futuro será atávico na única espécie que sabe que vai morrer?"
Trecho de uma longa postagem de André Forastieri em seu blog, onde ele relaciona Phillip K.Dick, Os Invisíveis, Wikileaks, Tron e o que vem poraí. Via Sílvio Alexandre e Editora Aleph. Imagem de Boris Vallejo.
Marcadores:
andré forastieri,
anotações sobre mitologia,
ficção científica