Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sábado, 18 de dezembro de 2010

Bruce Sterling no Brasil




Bruce Sterling esteve recentemente no Brasil (agorinha, no começo de dezembro). Aqui e ali, já encontramos alguns relatos de como foi este encontro.

O mais completo é o de Causo, em sua coluna no Terra Magazine.

Em inglês, temos postagens da viagem no blog da esposa de Sterling, a escritora sérvia Jasmina Tesanovic.

No blog da editora Aleph, temos um breve relato de algo comentado por Sterling durante o I Encontro Extensão para o Futuro, na Unicsul: a participação de Willian Gibson no mercado de... moda (?).

Sterling deu uma entrevista ("O PC morreu e ninguém percebeu") que saiu no caderno Link do Estadão, de onde extraí este trecho:

"Você esteve no Brasil há dez anos e agora está de volta. O que mudou?

O país tem crescido muito e ganhou importância. Mas, principalmente, a população é muito jovem. Estamos vendo, especialmente na Europa, o lado sinistro de ter uma população velha. Ninguém faz nada novo. A Europa perdeu a capacidade de esquecer. O Brasil é o oposto. Ninguém olha para trás, o que é saudável. Claro que é bom conhecer sua história, mas é muito ruim ficar preso apenas a ela. Fora que esta é a geração mais conectada e mais culta do país, não no sentido da educação formal, mas de saber o que está acontecendo. E parece ter medo de arriscar.
"

Bruce Sterling e Causo acabaram de lançar um livro juntos pela Devir, pelo selo de livros de bolso Asas do Vento: "Duplo Cyberpunk: O Consertador de Bicicletas/Vale-Tudo". Maiores informações nesta postagem do "É só outro blogue", do Tibor Moricz.



(foto tirada no Brasil, extraída do flickr do Sterling)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D