Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Perry Rhodan



"Responda rápido: Qual é a maior saga de ficção-científica de todos os tempos? Jornadas nas Estrelas? Guerra nas Estrelas? Flash Gordon? Se você respondeu qualquer um dos itens anteriores, errou. A resposta correta é Perry Rhodan, um personagem de livros alemães publicados ininterruptamente desde 1961
."


b)Perry Rhodan no Brasil (por Roberto de Sousa Causo)

"Perry Rhodan é a série de ficção científica mais vendida e mais numerosa do mundo.

Criada em 1961 pelos alemães K. H. Scheer e Clarke Darlton (Walter Earnstin), já ultrapassou os dois mil episódios em seu país de origem.

Chegou ao Brasil em 1966, como Operação Astral, o volume 14 da coleção Galáxia 2000, traduzido de uma edição francesa que agrupava sob um único título os dois primeiros episódios: Missão Stardust e A terceira potência. O livro foi creditado apenas a Scheer. No entanto, Darlton havia escrito o segundo volume.

A série propriamente dita só seria lançada em 1975, aqui, pela Ediouro, uma marca da Tecnoprint, do Rio de Janeiro. Deu as caras como uma espécie de teste de mercado. O logotipo era semelhante ao da edição alemã - Perry Rhodan nas letras desalinhadas, sobre um fundo branco. Em seguida, os livros assumiram um formato que lembrava a publicação norte-americana da Ace, editada a partir de 1968 pelo Mr. Science Fiction, Forrest J. Ackerman, uma das mais importantes personalidades do mundo da ficção científica. Tinha um logo característico, com Perry Rhodan escrito num formato semicircular, debruçado sobre as ilustrações em geral assinadas por Grey Morrow (falecido em 2001, aos 68 anos). Muitas capas desse desenhista apareceram na versão da Ediouro. É curioso que Ackerman fosse um grande fã do título, enquanto Morrow não a apreciava."

Continue lendo AQUI, no Omelete. Leia também "Nos arquivos da Ediouro".

c)Perry Rhodan: Pax Terra

"Nas últimas décadas pelo menos sete discos foram lançados na Alemanha com músicas ligadas direta ou indiretamente à série “Perry Rhodan”. Porém, quase todos são apenas compilações de músicas eletrônicas com temática espacial, não sendo portanto discos realmente inspirados na série. Entre os discos mais diretamente ligados à série encontram-se “Perry Rhodan – SOS aus dem Weltall”, a trilha sonora do filme de 1967, e “X-Plorer – A Trip Through the Universe of Perry Rhodan”, um disco cujas músicas foram inspiradas em cenários e ambientes da série. Porém, um desses discos se destaca de todos os outros, tanto por sua qualidade como por sua relação direta com a série: “Perry Rhodan: Pax Terra”."

Lançado em dezembro de 1996, durante as comemorações dos 35 anos da série, “Perry Rhodan: Pax Terra” poderia ser considerado uma “sinfonia não-oficial” da série, pois contém músicas orquestradas e sintetizadas muito bem arranjadas e de alto impacto emocional. Composto pelo músico alemão Christopher Franke, mais conhecido entre os fãs de ficção científica por ter criado praticamente toda a trilha sonora do seriado televisivo “Babylon 5″ entre 1994 e 1998, o disco foi gravado pela Orquestra Sinfônica de Cinema de Berlim e possui as seguintes faixas:

1) Bridge to Eternity (A Ponte para o Infinito) – 6:58
2) The Wonders of Estartu (As Maravilhas de Estartu) – 9:26
3) Atlan – The Solitary Spirit of Time (Atlan, o Solitário do Tempo) – 6:09
4) The Third Question (A Terceira Pergunta) – 11:53
5) Mountain of Creation (A Montanha da Criação) – 8:48
6) Frost Ruby (O Rubi de Gelo) – 10:42
7) Bridge to Eternity (Single Cut) – (versão para rádios da música 1) – 3:23

Como o disco teve uma tiragem limitada, todos os exemplares produzidos esgotaram-se rapidamente. Para evitar que os fãs ficassem sem acesso a esta excelente obra musical, desde 2004 uma versão digital do disco encontra-se disponível no site da Readersplanet (www.readerserver.de), uma empresa alemã especializada em livros e audiolivros digitais. O disco digital, com as músicas no formato MP3, custa 9,99 euros.

(Mais detalhes AQUI no blog de César Maciel.
AQUI no RedeLivro, uma resenha de Fernando Rocha sobre os primeiros números da série.
Site oficial da Edição Brasileira de Perry Rhodan AQUI.)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D