Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Algumas impressões do Portal Fundação pelo Táxi Pluvioso





Táxi Pluvioso ( Pratinho de Couratos ), assim como eu, é um dos "Agentes Secretos", informantes do blog de além-mar, o "Coisas do Arco da Velha". Enviei para ele um dos exemplares do Portal Fundação e ele gentilmente me mandou algumas de suas impressões.


"Hello Brontops, Muito tempo tem passado, mas nas últimas semanas não consegui ler nada, nem o Dostoievski, que tinha iniciado. De qualquer maneira, antes desta interrupção li umas partes da revista e devo dizer que está genial. Em primeiro lugar o formato, não é que eu ache que a arte deva ser obrigatoriamente funcional, mas uma revista com forma de livro, que se pode arrumar numa prateleira, ajuda, nesta época de apartamentos e casas em miniatura (para os mais pobres, claro). Lembro-me da primeira BD punk (na altura do aparecimento do movimento) que comprei, com um formato A3 que não cabia em lado nenhum. Ou, noutra arte, na música, a feliz ideia dos Crematory em editarem um CD em forma de lâmina de serra. Resultado, não se pode meter numa drive do computador, pois não toca e pode causar danos. Enfim, uma boa ideia para os fãs nas que, na prática, é uma grande borrada. Segundo, o tamanho dos contos é ideal. Numa época em que o ser humano sofre de distúrbios de atenção, pelo excesso de informação, e em que não há tempo para ler, devido a outras solicitações mais atractivas, contos com poucas páginas são um chamariz à leitura (embora os livros Harry Potter contrariem esta ideia, mas isso é uma excepção). Os contos, achei muito interessante a ideia do “história com desenhos e diálogo”, duas realidades paralelas, de um cenário apocalíptico, percorrido pelos inevitáveis seres humanos. As máquinas de teletransporte em “sésamo, bananas & kung fu” já são uma realidade, no que diz respeito aos chineses, eles estão por todo o lado, falta aperfeiçoar a deslocação, para as pessoas aterrarem dentro de muros e paredes (ou na banheira da Avril Levigne, pensando bem, não me importava de ter uma máquina dessas). E a manipulação da memória no “hipercampo” tem um clima do vídeo “smack my bitch up” dos Prodigy. O conto “veja o seu futuro” também está fantástico. Não é possível escapar ao seu destino. Por muito que se mude as opções. Eu até acho que, se fosse possível viajar para o passado, não seria possível alterar o presente, pois o que faz um facto histórico, são milhões de variáveis que, alterando uma, não altera em nada o final. Tem-se a ideia de que, voltava-se no tempo, matava-se o Hitler e não sucederia a 2ª metade da guerra mundial. Essa guerra depende de inúmeros factores que Hitler é irrisório. Por acaso, estive a ler uma pequena nota, de um americano do MIT, que tentava explicar isto pelo estado quântico dos objectos, o link: http://www.popsci.com/science/article/2010-07/quantum-time-machine-lets-you-travel-past-without-fear-grandfather-paradox O não usar o acordo ortográfico, não significa que sou contra, até acho que foi fraco, devia ir mais além, limpando a língua, adequando-a ao computador (excluindo muitos acentos, por exemplo), apenas o meu corrector automático é antigo e dá erro, e não estou para corrigir manualmente. Darei mais notícias em breve. Um abraço"


Outro abraço e obrigado, Táxi Pluvioso...


(Não sei se é necessário, BD é a abreviatura para "Banda Desenhada": História em Quadrinhos para os brasileiros)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D