Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Impressões Portal 2001 pelo blog "Além das Estrelas"





Daniel Borba chefia o blog "Além das Estrelas", que pretende ser um espaço para colocar suas ideias, pontos de vista e compartilhar as coisas gosta: ficção científica, cinema, quadrinhos, astronomia, física.

Ele transmitiu suas impressões sobre o Portal 2001 NESTA postagem, de onde extraí o seguinte trecho:


"
Recebi recentemente para leitura o Portal 2001, uma revista de FC editada por Nelson de Oliveira e com periodicidade semestral. Esse é o quinto volume, e cada uma das revistas (serão 6, ao todo), homenageia uma grande obra: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.

A primeira impressão que tive ao bater os olhos na “revista” é que ela está mais para livro do que para revista. São 150 páginas e “cara”de livro.

Agora, ao começar a ler os contos de Portal 2001, minha primeira impressão foi que a leitura não é fácil. Os contos são trabalhados e bem escritos mas precisam de atenção. Não dá pra ler com pressa ou distração. Mas quem realmente gosta de FC vai se deliciar com a revista. Quem prefere leituras fáceis talvez não curta tanto.
"


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D