Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.
Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Ministry of Space
Quadrinhos escrito por Warren Ellis e desenhado magnificamente por Chris Weston.
"Em um mundo alternativo, logo após o final da II Guerra, a Inglaterra se apodera de todos os documentos nazistas referentes ao projeto da bomba V-2 e recruta os cientistas envolvidos em seu desenvolvimento. Assim, torna-se o único país com o conhecimento para elaborar um programa espacial. A corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética não existe. O Império Britânico é a primeira nação a enviar um homem ao espaço, pousar na Lua, construir uma estação orbital permanente, entre outras façanhas. A crítica social, característica na obra de Ellis, permeia na narrativa. 'Ministry of Space' foi lançado nos Estados Unidos como uma mini-série em três partes pela Image Comics, entre 2001 e 2004."
No posfácio da edição encadernada, Ellis admite que esta minissérie de história alternativa foi concebida como uma maneira de recriar Dan Dare, o herói espacial britânico de quadrinhos. Abaixo uma página de 1966 retirado d DanDare.org.uk. Não foi publicado no Brasil...
(Grato Ricardo Delfin)
Marcadores:
dan dare,
história alternativa,
ministry of space,
quadrinhos,
warren ellis