Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Uma resenha, em tempo...

Projeto Portal
Por Priscila Fernandes Schumacker ( Tsu)
[www.empadinhafrita.blogspot.com]



O que ser esta Fundação literária? Criatividade, mergulho às profundezas do futuro apocalíptico, do ciberespaço, do eu que não é o nosso mas que ainda sim é a consciência do eu existencial. A filosofia da complexa mente homo sapiens a divagar poeticamente no eixo imaginário. Enredos ambíguos a cada folhear, o pensamento na forma de letras e frases com o intuito de repassar a consciência e a criatividade para aqueles que as possam compreender, total ou imparcialmente.
Dividido em seis Portais, é um projeto literário compilando autores que, diferentes entre si, nada mais são que singulares. Seres sociais, amantes de sonhos, devaneios e aliterações.
As narrativas abordadas são contos selecionados por determinados escritores e blogueiros, todos reunidos na mesma linha de pensamento, porém alocados em pontos diferentes. A disposição das narrativas, bem como os temas e enredos abrangidos não obedece a um padrão estritamente específico em qualquer dos Portais. E deixa-se claro que s disposição dos textos contidos, relação alguma tem com a diferença da qualidade ou linguagem literária. Se existe algo estabelecido, advém de um critério pessoal que possa ser composto pelo próprio leitor.
O enredo das histórias narradas por cada autor possui o mesmo tema a despeito das diferenças de linguagem, embora isso não pareça elucidado, evidentemente, à princípio. E o tema - como regra geral - é o futuro. Ou melhor, uma visão pessoal, literária e poética - criativa - da Ficção Científica. A ficção científica além da galáxia, da evolução do homem e do retorno ao nosso eu.
O Projeto Portal é uma transmigração. Uma transmigração para a criatividade e qualidade de linguagem literária. Confuso às vezes por ser reflexivo; pois, em cada narrativa, além da história, há uma parcela de seus criadores.
Por mais que procure, você não encontrará quaisquer exemplares do Projeto Portal em grandes lojas. Pois eles não são vendidos e sim distribuídos a uma pequena parcela de leitores. Leitores para quem os escritores entregam gratuitamente os livros; em mãos daqueles capazes de absorver e compreender os significados - mascarados ou não - contidos em cada conto.
A liberdade filosófica da mente humana na coexistência com tudo que a cerca é traduzida na viajem ao futuro ficcional, onde tudo pode ser diferente ao nosso redor, mas ainda sim – igual - dentro de nós mesmos.
Através do Projeto Portal você conhecerá não apenas outros mundos, mas outros sistemas de pensamento e linguagem. E conhecerá também outros comportamentos e estados de consciência. E quem sabe a eles ingressar.


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D