Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sobre a circulação de exemplares_Prof.Luiz Fonseca

Caro Marco Antônio:

Muito obrigado pelo interesse demonstrado. Grato também pelos endereços eletrônicos. Depois que me afastei das atividades do Fandom, na metade da década de noventa, estabeleci uma meta pessoal de ação bem definida: junto com alguns professores da UFSCar e aqui da UNESP de Araraquara, também entusiastas da FC, resolvemos, a exemplo de algumas Universidades americanas e canadenses, tentar introduzir essa literatura de vanguarda no meio acadêmico, inicialmente como uma disciplina de pós-graduação. A editora da UFSCar quando seu presidente era o Deonísio da Silva,professor por mais de vinte anos dessa universidade, editou o Somnium, o fanzine do CLFC ( na realidade já transformado em um semi-prozine por mim e pelo Carlos André Mores). Posteriormente o prof. Romeu Rocha Filho, vice-reitor entusiasmou-se bastante com a ideia, principalmente por ter surgido a possibilidade de se aumentar o acervo de FC com a compra da biblioteca do falecido coronel Ayrton, sócio do CLFC ( mais de dez mil livros, quase todos em inglês). Infelizmente tomamos uma ducha de água fria: a filha do Ayrton resolveu vender o acêrvo do pai para um sebista do RS pelos mesmos R$ 5.000,00 oferecidos pela biblioteca da Universidade. Para mim isso ainda é um mistério impenetrável.
A importância dessa aquisição era óbvia para o prof. Romeu: ela alavancaria fortemente a idéia da disciplina de FC/F junto ao Conselho Universitário da instituição.
A biblioteca da UFSCar é um primor: no último andar, climatizada, estão as coleções especiais como a do sociólogo Florestan Fernandes e a do Caio Sampaio ( também um sócio doCLFC) cuja coleção de FC/F foi doada pela esposa, após a sua morte. Diga-se de passagem, o acesso ao acervo dessa biblioteca não é restrito aos docentes só da UFSCar.
Para evitar esses problemas já doei, em vida, minha biblioteca para a UFSCar. Ou seja quando do meu falecim ento ela será transferida para essa universidade.
Quanto aos portais, realmente algo de estranho existe entre algumas pessoas que recebem esses exemplares. Para você ter uma ideia o primeiro portal (Portal Solaris)eu comprei em um sebo virtual (!), e não era só esse sebo que tinha exemplares para vender.
Já recebi outras sinalizações positivas de envio do portal Stalker. Fica agora apenas o portal Neuromancer que, realmente deve ser mais difícil de encontrar pois foi editado há mais tempo.
Um abraço: Luiz
.Também pode contar comigo quanto a resenhas se for o caso!


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D