Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Crítica de Eric Novello, da Aguarrás


(Achei aqui esta imagem grotesca. Uma pesquisa na "confiável-quando-se-está-com-pressa" wikipedia indica que apesar do "autor" Kilgore Trout, este livro não foi escrito por Vonnegut e sim por Philip Jose Farmer)



A Aguarrás é uma revista bimestral online científico sobre artes. Colaborativa e totalmente livre e gratuita.

O conteúdo do Aguarrás é escrito exclusivamente por nossos colaboradores e não aceitamos matérias pagas, bem como não cobramos pela publicação de artigos.

Em sua vigésima primeira edição, o escritor e roteirista Eric Novello escreveu uma resenha sobre o Portal Stalker.

Trecho:

"Insisto nisso porque a ficção-científica é só uma roupa. É um jeans com camiseta como outro qualquer. Um autor pode vestir seu drama como bem entender. Alguns preferem vesti-lo com magia, outros com andróides perturbados. A literatura dita mainstream, que chamo de literatura do cotidiano para ver se um dia o termo cola, pode até fingir que é um corpo nu, mas também tem lá suas vestimentas e maquiagens. Ficam na porta ao lado, é verdade, mas com um armário cheio do mesmo jeito. Sai a nave espacial e entra o pó de barro, o sofrimento do imigrante. Sai a arma de prótons e entra a família de classe média cheia de podres. Sai o dragão tirânico e entra a favela, a periferia, o marginalizado, o cara que trabalha consertando os canos dos esgotos. E nisso, sinto muito, não há nenhuma nudez. Não existe literatura nua. Não importa a fantasia que se escolha, o que conta no final, veja só, é ter por baixo uma boa história."

Para ler a crítica inteira, clique AQUI


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D