Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sábado, 10 de novembro de 2012

Lançamento de Todos os Portais: Realidades Expandidas


Nelson de Oliveira aposentou-se definitivamente da literatura em 1° de janeiro de 2012. Ele, a mulher e a filha saíram do país. Fontes pouco confiáveis afirmam que estão no Caribe, gozando de merecidas férias. Em cima de sua mesa de trabalho foi encontrada (quem encontrou? não sei, talvez a empregada, talvez um parente próximo) uma pasta endereçada ao amigo e editor da Terracota, Claudio Brites. Dentro da pasta estavam os contos selecionados por Nelson para a antologia Todos os Portais + o texto de apresentação + o sumário (ordem em que os contos deveriam aparecer no livro) + recomendações gerais quanto à capa e o projeto gráfico. Havia também um bilhete endereçado ao editor: “prezado amigo, publique quando achar conveniente”.


E este é o momento. Dia 24 de novembro, após o III FECON, acontece o coquetel de lançamento da antologia Todos os Portais – realidades expandidas. Uma edição de colecionador, para este que é/foi um dos maiores projetos da literatura de gênero nacional.


A edição reúne alguns textos publicados nos seis volumes da revista independente Projeto Portal, que conta com os autores: 


Ana Cristina Rodrigues, Ataíde Tartari, Braulio Tavares, Brontops Baruq, Carlos Emílio C. Lima, Claudio Brites, Fábio Fernandes, Geraldo Lima, Ivan Hegenberg, Jacques Barcia, Laura Fuentes, Luiz Bras, Marco Antônio de Araujo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Mustafá Ali Kanso, Petê Rissatti, Ricardo Delfin, Richard Diegues, Roberto de Sousa Causo, Tiago Araújo.


Quando? 
Sábado, 24 de Novembro de 2012, a partir das 15h30.

Onde?
Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana – 04021-050 São Paulo, SP





P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D