Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sexta-feira, 22 de julho de 2011

The Integral Trees



Esta ilustração de Michael Wheelan foi feita para o livro "Integral Trees" (1983), de Larry Niven.


Sobre o cenário do romance, roubei e traduzi de forma precária o verbete do Wikipedia:

"A história se desenvolve na estrela de nêutrons Levoy (abreviada como Voy). O planeta Mundo de Goldblatt (abreviado Gold), um gigante gasoso ao estilo de Júpiter, orbita esta estrela no limite de Roche. A gravidade do planeta é insuficiente para segurar sua atmosfera que é sugada para uma órbita independente ao redor da estrela, formando um anel atmosférico ao redor da estrela, chamado Gas Torus. O anel é gigantesco, um milhão de quilômetros de espessura, e a maior parte dele é tênue demais para ser habitável. Entretanto, o miolo do anel é denso o suficiente para sustentar vida. Esta parte central do Gas Torus é conhecido como Anel de Fumaça e abriga uma ampla variedade de vida.

Não existe "chão" no Anel de Fumaça; é um mundo que consiste apenas de céu. A maioria dos animais voa, inclusive peixes. Não existe em cima ou embaixo. A maioria dos animais tem simetria trilateral, permitindo a visão em todas as direções.

A maioria das plantas do Anel de Fumaça são muito frágeis, já que elas não tem como suportar o próprio peso (Entendi direito?). Uma notável exceção é a colossal Árvore Integral (Integral Trees). Elas têm mais de 100 quilômetros de comprimento."

Leia todo o verbete AQUI.

Acho que nunca foi traduzido ou publicado em português. Se eu descobrir algo diferente disso, edito o post.


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D