Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Portal Fahrenheit, pelo Pai Nerd




"Este Portal homenageia o livro Farenheit 451 de Ray Bradbury e é o último de uma série de seis, proposta por Nelson Oliveira. No Projeto Portal estão reunidos textos tanto de autores tradicionalmente associados ao gênero FC, como autores do mainstream, com a proposta de escreverem ficção científica. Apesar do título ser uma homenagem a um livro, o tema é livre desde que dentro do gênero ficção científica e fantasia. O portal Farenheit reúne 24 contos que seguem esta proposta.

(...)

Os contos desta edição foram mais uniformes e nota-se que a temática predominante foram os sonhos, presentes em pelo menos cinco deles de forma explícita, e outros de forma implícita, onde o clima surreal ou absurdo sugere o mundo onírico.

Outra característica é a presença do humor em alguns contos, quer como elemento auxiliar da narrativa, como dominante."



Para ler a resenha completa, clique AQUI.



(imagem Alien - via Hey Oscar Wilde! tumbrl)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D