Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fogo na Biblioteca - fotos








"
Amigos,

o delicioso evento de confraternização em torno do Portal Fahrenheit, na biblioteca Viriato Corrêa, foi também o evento de conclusão do Projeto Portal, que não podia ter terminado de maneira mais estimulante.


Agradeço muitíssimo a todos os autores que apoiaram e participaram do projeto, e também aos amigos que planejaram e realizaram a confraternização de encerramento: Brontops Baruq, Bruno Cobbi, Laura Fuentes, Ricardo Delfin e Tiago Araújo (organização), Silvio Alexandre e todo o pessoal da biblioteca (apoio), Anne Fonseca (stand-up comedy), Jaime Bregantin (design gráfico), Rodrigo Marron e Lavi Landim (músicos).

Para vocês terem uma ideia da dimensão do Projeto Portal, aí vão alguns números: foram 6 edições, 798 páginas, 44 autores, 129 contos (50 curtos, de até 3 páginas, e 79 longos) e 2.450 exemplares. Nada mal para um empreendimento sem qualquer finalidade comercial, cujo objetivo primeiro foi divulgar a boa ficção científica brasileira.







Abraço!



Nelson de Oliveira
"

(Fotos do André MAD Dias. Valeu Sid.)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D