Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Buck Rogers no século XXV



(Tira dominical extraída do Pequenas Imagens)


"Buck Rogers surgiu na literatura com o nome de Anthony Rogers, na história Armageddon 2419, publicada na edição de agosto da revista "Amazing Stories". Foi criado pelo escritor Phillip Francis Nowlan, nascido em 1888, em Filadelfia, Pensilvânia. Nowlan voltou a usar o personagem em outra história, "The Airlords of Han", publicada na edição de agosto de 1928 na revista "Amazing Stories". Armageddon 2419 foi uma das histórias que inauguraram um novo sub-gênero na ficção científica: a space opera. Nowlan também escreveu os roteiros da versão em quadrinhos, até morrer, em 1940."

(Texto extraído do InfanTV)


"Atualmente vemos em toda parte histórias em quadrinhos de ficção científica, isto é, aquelas que mostram coisas fantásticas do mundo futuro. Mas... qual terá sido a primeira história deste gênero? Buck Rogers, em 1929. (...) Buck Rogers é um homem do século XX que sofre um acidente numa mina e fica sob a ação de um gás misterioso: seu corpo entra, então num estado de "animação suspensa" durante quinhentos anos e ele vai acordar no século XXV.

O mundo que Buck Rogers encontra está totalmente mudado: cidades fabulosas, algumas recobertas com imensas redomas de "vidro metálico"; carros flutuantes controlados pelo cosmoimã e com direção automática. O rádio é a base de tudo, com suas oscilações eletrônicas, inframagnéticas e cósmicas."

(Texto extraído do Manual do Mickey, Editora Abril, 1973)

"No bucks, no Buck Rogers"
("Sem dinheiro, sem astronautas" foi a legenda)

(Ouvido no filme "Os Eleitos" de Philip Kaufman, baseado na obra de Tom Wolfe sobre a história da corrida espacial)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D