Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.
Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Portal 2001 na Verbo21
"Coordenado pelo escritor e ensaísta Nelson de Oliveira, o Projeto Portal é uma série de revistas que tem contribuído expressivamente para a valorização de um gênero literário ainda desconhecido para muitos leitores: a ficção científica.
De periodicidade semestral, cada número do Projeto Portal homenageia, no título, uma obra célebre da ficção científica: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit (sexto e último número do Projeto ainda previsto para lançamento neste ano). A quinta revista lançada no primeiro semestre do ano, Portal 2001, presta tributo ao filme 2001 – Uma odisséia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick e tido por muitos como um divisor de águas dentro do cinema de ficção científica. Por sua vez, o longa-metragem de Kubrick é baseado no conto “The Sentinel”, de Arthur C. Clarke, reconhecidamente um dos mais celebrados autores do gênero.
Composta por trinta e uma narrativas que versam sobre novas tecnologias, viagens no tempo, ciberespaço, telepatia, contatos imediatos do terceiro grau, pós-apocalipse, pós-humano, utopias e distopias, de dezesseis autores contemporâneos, Portal 2001 encena dramas humanos dentro dos mais variados (e inusitados) cenários, indo muito além dos arquétipos comumente relacionados à ficção científica. Como HAL, computador que adquire consciência própria em 2001, cada conto da revista opera distintamente um estilo cônscio e próprio de escrever que refletem, em alguma medida, os impasses do homem diante de uma abundante tecnologia que paradoxalmente não lhe traz melhoria alguma."
Clique no texto para ler todo o artigo escrito por Thiago Lins da Silva e Lidiane Carvalho Nunes para a revista eletrônica Verbo21.
Marcadores:
Lidiane Carvalho Nunes,
portal 2001,
resenha,
Thiago Lins da Silva,
verbo21