Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

The night of living trekkies e os redshirts



a)Zumbies trekkies


"
Por Wikerson Landim

Está na moda adaptar versões de clássicos da literatura para o gênero “zumbi”. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é o exemplo de maior sucesso até agora. Porém os zumbis acabam de, audaciosamente, chegar onde morto-vivo nenhum jamais esteve.

Acaba de ser lançado nos Estados Unidos o livro The Night of Living Trekkies. Na obra um grupo de fãs de Star Trek precisa conter uma invasão de zumbis durante uma convenção. Simplesmente genial. Para marcar o lançamento os produtores criaram um trailer-comercial para o livro. O resultado é o que você confere no vídeo acima. Estão esperando o que para adaptar isso logo para os cinemas?"

Via Star Trek

* * * * * *

b)Blues dos Redshirts...

"Um redshirt é um tipo de personagem de apoio em filmes ou televisão que não é apresentado como personagem, geralmente tem como propósito ser morto.

(...)

Redshirts são especialmente comuns no gênero de ficção-científica, e o termo é derivado de uma série de televisão de 1966,Star Trek, onde personagens nunca antes vistos vestiam uniformes vermelhos (representando o emblema do Departamento de Segurança e Engenharia) e quase universalmente encontravam a morte logo após juntarem-se aos personagens principais em uma missão longe da nave. A morte deles pode ilustrar o perigo que cerca os personagens principais na história, que na verdade nunca estavam em perigo real de serem eliminados do seriado.

Não só o termo por si mesmo é uma referência direta, também o propósito dos personages "redshirt" é claramente definido pelas origens."

O trecho acima foi extraído da "Lostpedia". Logo abaixo um clip com a música "Red Shirt Boogie Blues" :



P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D