Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sábado, 2 de outubro de 2010

Velhos e novos apocalipses



a)Filmes apocalípticos italianos

"
No período da Guerra Fria, quando o mundo se dividia radicalmente entre Comunistas e Capitalistas, uma ameaça pairava no ar: a hecatombe nuclear que iria dizimar a raça humana e transformar tudo em um cenário de horror onde os vivos invejariam os mortos. Em torno dessa temática apocalíptica uma série de filmes foram produzidos. Houve o clássico episódio do seriado ALÉM DA IMAGINAÇÃO, onde um homem atormentado pela família e pelos colegas de serviço se tranca em um cofre para ter um momento de paz e se dedicar a leitura, seu grande prazer. Ao sair do cofre descobre que o mundo acabou graças a um ataque nuclear. Em um episódio de Halloween de OS SIMPSONS, uma paródia dessa história foi feita mostrando Homer Simpson como o único sobrevivente de um ataque nuclear. Produções muito interessantes beberam dessa fonte apocalíptica como FUGA DE NOVA IORQUE de John Carpenter e MAD MAX 2. Porém, foi na Itália que esses filmes ganharam seu mais bizarro tratamento através dos Filmes Apocalípticos Italianos.
"

Leia o restante deste artigo do blog Revista Zingu! AQUI.


b)O Apocalipse Evangélico

"Um novo gênero literário está surgindo nos EUA: a ficção científica apocalíptico-evangélica. São livros que têm feito muito sucesso e foram adaptados para o cinema. O nome da série (já com mais de 12 títulos), tirado do primeiro romance, é “Left Behind” (“Deixados para Trás”). Sua premissa é o fenômeno religioso chamado “the Rapture”, que pode ser traduzido como “rapto”, “arrebatamento”, “abdução”: de um momento para outro, todos os verdadeiros cristãos desaparecem da Terra, levados para o Paraíso, e aqueles que são “deixados para trás” têm que enfrentar um mundo que regride ao caos e à selvageria como num romance de terror de Stephen King, para se redimirem através das boas ações e da fé."

Leia o restante deste artigo do Mundo Fantasmo de Braulio Tavares AQUI.


c)Vivendo Mad Max

A cidade do sertão australiano onde Mad Max foi filmado chama-se Silverton (Uma "megalópole" de 51 habitantes!) e recebe 140 mil turistas por ano que querem conhecer os cenários deste clássico do pós-apocalipse. Adrian Bennet, era um adolescente na Inglaterra quando assistiu ao filme. Tornou-se um fanático: construiu uma réplica do Interceptor, veículo de Max. E agora se mudou de mala e cuia para a Austrália, onde pretende construir um Museu Mad Max.

Artigo original AQUI. Via Neatorama.

E isto não é tudo: fãs pretendem se reunir agora no mês de outubro no deserto da Califórnia para um grande encontro chamado "Wasteland Weekend". A ideia é passar três dias em mundo com cenários e ambientes inspirados no filme.

"Join the hundreds of fans coming from all over the the United States (and beyond) to gather in the Southern California desert. Set up camp at our wasteland compound, surrounded by specially-built sets. Costumes are required and post-apocalyptic campsites and vehicles are encouraged. Live for three days in a world pulled straight out of the Mad Max movies, beyond the grip of so-called civilization.

Top DJs from all over will provide the soundtrack, fire dancers and bonfires will light up the night, and modified vehicles will shake the earth with their engines
."

Notícia inteira AQUI. Também via Neatorama.

Parece que vai haver mesmo um Mad Max 4.

(Gosto de Max, mas prefiro o Fuga de Nova Iorque)

d)Trailer de The Boy and his Dog.

"A Terceira Guerra Mundial começou em 25 de junho de 1950, quando a República da Coreia foi invadida por 60 mil norte-coreanos liderados por uma centena de tanques russos... e foi até janeiro de 1993, quando a Entente Cordiale do Vaticano foi assinada entre o bloco Oriental e o Ocidental. A III Guerra Mundial - quente e fria - durou quarenta e três anos, apesar de ninguém ter sido esperto o suficiente para notar que se tratava de um único conflito, contínuo. De qualquer forma, no ano novo de 1993 tudo estava acabado: paz e tranquilidade reinavam sobre a Terra...

Por dois anos, seis meses e três dias.

A IV Guerra Mundial estourou no Quatro de Julho de 1995. Durou cinco dias; até os últimos mísseis (uns poucos que haviam encrencado em sua fase de lançamento) finalmente atingirem vários silos subterrâneos sob o deserto do Arizona, sob os Urais e a cordilheira de Altay; mas já não havia muito pelo que lutar naquela ocasião. Cinco dias."

Filme pós-apocalíptico de 1975 (estrelado por um Don "Miami Vice" Johnson) baseado em um conto do escritor norte-americano Harlan Ellison. É um filme B, escuro, bem ao estilo daqueles que Tarantino e Rodrigues emularam com "À prova de Morte" e "Planeta Terror". Virou graphic novel "Vic and Blood" com desenhos de Richard Corben (De onde traduzi - mal e porcamente - o trecho acima).

A história é sobre um garoto (Vic) e seu cachorro telepata (?) que vivem em um mundo destruído por uma guerra nuclear, onde buscam comida e garotas.

e)Homens do Fim do Mundo

Um ótimo livro sobre História da Ciência que se revelou um ótimo livro sobre a ficção científica apocalíptica é "Homens do Fim do Mundo" (P.D.Smith, Cia das Letras), no qual - entre muitas outras coisas - se narra a troca entre a visão dos cientistas e a das histórias de ficção científica sobre os destinos e os propósitos da arma do fim do mundo: a bomba atômica. O livro termina contando com detalhes os bastidores de "Dr Fantástico" de Kubrick e o fim deprimente do escritor do livro de onde se originou o filme.


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D