Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O pato de uma perna só... Nada em círculos?





"Perguntas como essa, a primeira vista, podem parecer estúpidas… sem sentido e até mesmo imperguntáveis. Mas, o que muita gente não sabe, é que perguntas como essa que fazem a ciência caminhar (às vezes mancando e às vezes rastejando sobre o próprio vômito). O fato é que… a ciência nunca para e essas perguntas nos aproximam cada vez mais da verdade universal.

Obviamente eu não sou o primeiro a levantar essa questão, foi Edward Fredchish-ish Baker, grande Físico e Economista, que em 1859 começou a estudar esse problema em sua banheira. Um fato curioso é que ele era um grande adorador de ovos e foi o criador da “dúzia de baker” que é uma dúzia de 13, mas isso não vem ao caso. Voltando… Baker era conhecido por sua determinação e teimosia… caraterísticas que ele soube usar muito bem na ciência.

Para uma melhor compreensão de como ele trabalhou esse problema, é interessante saber como os Físicos agem frente ao desconhecido. Podem abordar os problemas de diversas maneiras… uma delas é se utilizar do método das aproximações sucessivas (uma outra provável e bem comum é ignorar o problema e voltar pra casa), caso usado por Baker. Infelizmente, tudo o que temos produzido até hoje são aproximações da realidade, nenhuma formula é exata. Elas são modelos que tentam considerar apenas alguns parâmetros mais significativos de um determinado fenômeno. Você pode não achar, mas isso funciona MUITO bem.. ou as vezes.. não tão bem, mas o importante é que funciona."

Leia o restante no Efeito Azaron

Imagem Via "Humano, demasiado humano" e "Coisas do Arco da Velha"


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D