Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"O século XXX vencerá"



O Amor



(Maiakovsky. Via Contexto Livre e Poeta Carlos Maia)



Talvez quem sabe um dia,

Por uma alameda do zoológico,

Ela também chegará.

Ela, que também amava os animais,

Entrará sorridente assim como está

Na foto sobre a mesa.

Ela é tão bonita,

Ela é tão bonita,

Que na certa eles a ressuscitarão.

O século XXX vencerá.

O coração destroçado já

Pelas mesquinharias.

Agora vamos alcançar

Tudo o que não podemos

Amar na vida.

Com o estelar das noites

Inumeráveis,

Ressuscita-me,

Ainda que mais não seja,

Porque sou poeta

E ansiava o futuro.

Ressuscita-me,

Lutando contra as misérias

Do cotidiano,

Ressuscita-me por isso!

Ressuscita-me,

Quero acabar de viver

O que me cabe,

Minha vida,

Para que não mais existam

Amores servis.

Ressuscita-me,

Para que ninguém mais tenha

Que sacrificar-se

Por uma casa, um buraco.

Ressuscita-me,

Para que a partir de hoje,

a partir de hoje,

a partir de hoje,

a família se transforme.

E o pai, seja pelo menos

O Universo.

E a mãe, seja no mínimo

A Terra,

A Terra...



(Artigo de Bráulio Tavares: Maiakovsky e a Ficção Científica; Gal canta "O Amor" AQUI)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D