Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Invisibilidades III



Nos dias 21 e 22 de agosto (isto é SÁBADO e DOMINGO agora), ocorre no Itaú Cultural (em São Paulo) o evento Invisibilidades. É a terceira edição deste ciclo bienal de debates sobre a produção de ficção científica na literatura e nas artes brasileiras. O restante das informações eu colei deste LINK

"
São quatro mesas de discussão divididas em dois dias, reunindo diversos artistas, escritores, quadrinistas e pesquisadores que atuam na área. Além disso, a programação conta com apresentações especiais do artista plástico Walmor Corrêa e dos VJs Wandeclayt e Lady A.
"

A programação segue abaixo:

sábado 21 de agosto

15h30 mesa 1
Fora do Eixo - a Produção de Ficção e Crítica Literária no Brasil que Você não Conhece
com Alice Feldens, Arnaldo Mont'Alvão e Quelciane Marucci
mediação Edgar Nolasco
Os participantes irão discutir a produção de obras de ficção científica fora do eixo Rio-São Paulo, com ênfase para o projeto e-ficciones. Criado pelos professores Edgar Nolasco e Armando Mont'Alvão, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o e-ficciones visa fomentar a produção literária e crítica de ficção científica.

17h30 mesa 2
Quadrinhos Brasileiros: a Experiência no Exterior
com Daniel Pellizzari e Rafael Grampá
mediação Octavio Aragão
Dois jovens e respeitados artistas brasileiros compartilham suas experiências na área dos quadrinhos. O objetivo é debater as possibilidades de criação de HQs dentro do gênero da ficção científica, no Brasil e no exterior.

Encerramento do dia:
19h30 palestra e apresentação com Walmor Corrêa


domingo 22 de agosto

17h mesa 1
Ficção Científica e Estudos Culturais: Uma História Sem Fim
com Adriana Amaral e Cristiane Busato Smith
mediação Fábio Fernandes
Uma mesa para discutir Estudos Culturais no universo da ficção científica,lançando ao gênero um olhar mais acadêmico, convidando pesquisadores e jornalistas para um panorama abrangente dos desdobramentos dessa cultura, do fenômeno relativamente recente da subcultura da fanfiction até a obra do escritor britânico underground J. G. Ballard.

18h30 mesa 2
New Weird Fiction - Um Novo Estranhamento Literário
com Alexandre Mandarino, Nelson de Oliveira e Richard Diegues
mediação Jacques Barcia
Os componentes da mesa opinarão sobre o presente e o futuro deste subgênero da literatura fantástica. Surgido na década de 1990, somente nos últimos dois anos o New Weird Fiction começou a ganhar atenção no Brasil, através de ações táticas de jovens autores, pequenos editores e também escritores premiados, como Nelson de Oliveira.

Encerramento do dia:
20h performance com os VJs Wandeclayt M. e Lady A - exibição de remixes de clássicos da ficção científica ao som de música eletrônica.

* * *

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

sala itaú cultural (247 lugares)
ingresso distribuído com meia hora de antecedência
não recomendado a menores de 12 anos

Imagem: Refueling, de Sparth (Nicolas Bouvier) Via Capacitor Fantástico


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D