Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

domingo, 22 de agosto de 2010

Impressões de Camila Fernandes sobre Portal Neuromancer




"Boa antologia de fantasia & FC, organizada por Nelson de Oliveira, com o mérito de não ter nenhum conto que não seja no mínimo profissional. Edição limitada, não foi vendida, mas distribuída a leitores selecionados – eu só consegui uma pelas mãos do Ivo Heinz (valeu, Ivo!). Faz parte de um projeto de 6 livros/revistas cujos títulos homenageiam cânones da ficção científica. Os autores: Fábio Fernandes, Roberto de Sousa Causo, Geraldo Lima, Ataíde Tartari, Marco Antônio de Araújo Bueno, Lima Trindade, J.P. Balbino, Rogers Silva, Tiago Araújo, Jacques Barcia, Luiz Bras (pseudônimo do próprio Nelson) e Ana Cristina Rodrigues. Dos textos, nem todos são memoráveis. Como os melhores, destaco Concha do Mar, de Roberto de Sousa Causo, pela delicadeza com que abordou a personagem feminina; Uma Vez no Céu Escuro e Brilhante, de Lima Trindade, pelo bom humor; e Pequeno Punho do Outono, de Jacques Barcia, pela originalidade e inspiração da mitologia indiana."

"Camila Fernandes: Escritora, ilustradora, revisora de textos, bailarina de tribal fusion wannabe. Assino contos com meu nome e ilustrações como Mila F."

Leia outras resenhas do mesmo Post AQUI.


Imagem Queens, de Thom Thenery. Via Capacitor Fantástico.


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D