Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

domingo, 28 de março de 2010

Ora, direis, ouvir ETs!

Faremos contato

Astrônoma que inspirou personagem de Jodie Foster em filme diz que amostra de sinais ainda é pequena

DA REPORTAGEM LOCAL

Trabalhando no projeto Seti desde 1978, a astrônoma Jill Tarter, 66, é hoje a cientista mais influente na área. Foi a única a conduzir um projeto da Nasa, em 1992 e 1993, para busca de sinais extraterrestres.A fama, porém, só chegou em 1997, quando o romance "Contato", de Carl Sagan, virou filme -a protagonista da história, Eleanor Arroway, interpretada por Jodie Foster, era inspirada na americana. Na obra, a cientista faz uma viagem mais rápida que a luz, conversa com um ET -mas fica sem dados concretos da jornada.Em entrevista à Folha, Tarter (hoje diretora do Centro de Pesquisas Seti, na Califórnia) explica por que considera a busca de extraterrestres uma jornada que mal começou. (RG)

FOLHA - O programa Seti completa 50 anos agora sem ter conseguido detectar nenhum sinal de rádio ou luz enviado por extraterrestres. Vocês estão hoje mais otimistas ou mais pessimistas do que estavam na época das primeiras buscas?
JILL TARTER - Todo o trabalho inteligente feito pelo Seti buscando sinais ópticos ou de rádio é como se fosse examinar um copo de água tirada do mar para saber se os oceanos da Terra têm peixes. Se você não encontrar nenhum, provavelmente chegará à conclusão de que sua amostragem é muito pequena em vez de concluir que não há peixes nos oceanos.

Folha de S. Paulo - Caderno Mais! - 28 de março de 2010


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D