Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

sexta-feira, 5 de março de 2010

Borboletas no Espaço e O Homem sem Celular




-Duas notícias em inglês do site Pop Science:

-DESCONECTADO

Um artigo conta a história de um homem em Estocolmo (Suécia) que vive em um lugar ermo, isolado na floresta. Motivo? Ele sofre de uma hipersensibilidade alérgica a ondas de rádio (EHS: Electro-hypersensitivity), isto é sofre de reações fisiológicas violentas quando submetido a influência de ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos tecnológicos comuns, como celulares, computadores, televisores... As fotos do homem foram tiradas com filme de rolo, a luz do dia, para evitar qualquer problema.


+ + +
Uma pequena edição (em 08/03):
É interessante também fazer a leitura dos comentários do artigo... Alguns bem pertinentes.


-CASULOS

-Em 12 de janeiro, pela primeira vez, borboletas saíram do casulo dentro da Estação Espacial Internacional, em gravidade zero. Foram duas só (pela foto deviam ser centenas) que conseguiram sair da fase larval, desenvolver casulos e nascerem como borboletas. Não se sabe (Ou não se sabia àquela altura, mas não encontrei notícia recente sobre o assunto, o que deve ser mal sinal) se elas conseguiriam desenvolver asas direito e voar - até onde sei as asas dependem da gravidade para desenrolar.




(Imagem: Geospaces do alemão Hubert Blanz)


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D