Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral, editada no sistema de cooperativa durante os anos de 2008 e 2010. A pequena tiragem — duzentos exemplares de cada número — foi distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião. Seis números (de papel e tinta, não online). O título de cada revista homenageou uma obra célebre do gênero: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.


Idealização: Nelson de Oliveira | Projeto gráfico e diagramação: Teo Adorno
Revisão: Mirtes Leal e Ivan Hegenberg | Impressão: LGE Editora

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

impressões e comentários sobre Portal Fundação



-Tibor Moricz fez seus comentários em seu "É só outro blogue":

"Tenho pra mim (posso estar errado desde o início) que os Portais tinham a intenção primeira de mostrar tanto para os leitores de literatura realista, como para os de gênero, que existe vida inteligente em todas as vertentes literárias. Que as ferramentas de um podem ser úteis para o outro e vice-versa.

Na literatura de gênero valorizam mais o enredo. Na realista, valorizam mais a forma. Os Portais teriam a missão de conciliar ambas as ferramentas e mostrar ao leitor de ambos os gêneros que a união faz a força."

Para ler tudo, clique AQUI e DEPOIS AQUI.


-Rober Pinheiro também passou suas impressões em seu blogue:

"Algo interessante que notei é que em praticamente todos os contos da revista há a predominância da cor azul. Seja numa raça, seja no céu que tinge o horizonte, o azul está sempre presente. "


Coincidência ou não, estes dias esbarrei em imagens do artista polonês Zdzislaw Beksinski, de onde extraí a imagem que ilustra este post.

Em tempo, se você for daltônico, não vá assistir ao Avatar em 3D. Não funcionará e você não conseguirá nem ler as legendas.


P R O J E T O P O R T A L B L O G F E E D